A cidade histórica de Paraty festeja o carnaval de rua, como antigamente. Todos os dias, a toda hora, é possível encontrar bonecões, mascaradinhos, fantasiados e todo tipo de gente animada brincando nas ruas. Aliás, esse é o espírito do carnaval de rua em Paraty: muita brincadeira nas ruas, de forma livre e descontraída.
A cidade conta com vários blocos que arrastam centenas de foliões pelas ruas do centro e, também, por alguns bairros. os mais tradicionais são: Os Meninos do Pontal, Paraty do Amanhã e o Vamos que Tô.
Mas, como bom carnaval de rua que se preze, os blocos vão surgindo para diversão de todos. Alguns, também já são muito conhecidos como o Bloco da Piranhas e Os Caras de Pau.
A Banda Santa Cecília e o Bloco da Lama estão entre os destaques do calendário.
Além disso, outro ponto alto da programação é a fusão entre arte, música e folia desfilada pelo Arrastão do Jabaquara e pelos Assombrosos do Morro. Seus membros confeccionam bonecos gigantes em papel machê e saem pelas ruas ao som de marchinhas de Carnaval, impressionando crianças e adultos.
Mas, o mais famoso deles é o Bloco da Lama. Sua originalidade e bizarrice tem atraído a atenção da mídia e a curiosidade do público. Criado num sábado de carnaval, há mais de vinte e um anos, por alguns amigos que banhavam-se na lama medicinal da Praia do Jabaquara e, ao se perceberem irreconhecíveis, decidiram brincar incógnitos o carnaval. No ano seguinte, um grupo maior se reuniu e saiu em bloco no Sábado de carnaval, representando uma tribo pré-histórica: enlameados da cabeça aos pés, cobertos de trapos, carregando caveiras, cipós e ossadas, aos gritos de “uga, uga, rá, rá”!
O Bloco da Lama tem, a cada ano, reunido um número maior de adeptos e sua passagem no sábado de carnaval, dizem, tem a função de espantar os maus espíritos e atrair a alegria para o Carnaval de Paraty.